Social Icons

sábado, 28 de abril de 2012

Jogando: The Walking Dead

Você já deve ter percebido que zumbis andam na moda ultimamente: cinema, HQ's e principalmente videogames tem utilizado o tema a exaustão nos últimos anos. Dentre os jogos, filmes e HQ's, como sempre nestes casos, existe muita porcaria e alguma coisa relvante e realmente bem feita. É o caso de The Walking Dead, o mega-sucesso que começou como uma série em quadrinhos da Image Comics e se espalhou por outras mídias como todo bom virus-zumbi, gerando uma série de TV de bastante sucesso e mais recentemente um game desenvolvido pela minha querida Telltale Games, que assim como fez em Back to the future, Sam & max, Teales of MI e outros, criou um adventure dividido em episódios mensais para download, sendo que o primeiro foi lançado para PC e consoles neste mês de abril.
Como fã da série, de adventures e da Telltale, estava muito ansioso com o jogo, em produção desde o ano passado, mas um pouco receoso também, já que TWD traz um enredo bem diferente do que a TT costuma fazer. Como eles conseguiriam transportar o momentos de tensão, pânico e ação tão constante no original, para um adventure "point n'click", gênero tradicionalmente mais "lento" e focado na história ao invés da ação? Essa preocupação perturbou muitos fãs da série que sempre esperaram algo mais survivor no estilo Resident Evil, e depois dos reviews medianos que o game baseado em Jurassic Park recebeu (injustos na minha opinião), o hype de muito foi a zero.

O caridoso Gleen ajuda bastante Lee no primeiro episódio.

Mas então a empresa começou a divulgar trailers interessantes e revelar um pouco a história que tem apoio do criador da série por sinal, Robert Kirkman, chamando o próprio para apresenta-lo, inclusive. Dai ficamos sabendo que o jogo seguiria o universo das HQ's (o seriado de TV é MUITO diferente) sendo que contando uma história paralela aos eventos da mesma. Nesta história o jogador assume o controle de Lee Everett, um condenado que está sendo levado a prisão quando se vê num acidente em meio ao apocalipse zumbi, e a partir dai, numa desesperada tentativa de sobrevivência junto a vários outros personagens, inclusive uma garotinha de 8 anos chamada Clementine que acaba sendo "adotada" pelo protagonista que assume a responsabilidade de mante-la a salvo.


Particularmente quando assiti o vídeo a cima tive o hype bastante aumentado e a certeza que a Telltale não me decepcionaria. Achei muito interessante a observação do Robert sobre o estilo do jogo. De fato jogos de ação e sobrevivência com a temática zumbie existem aos montes, tendo pelo menos 2 séries excelentes (Resident Evil e Dead Rising , ambas da Capcom). Superar estes ícones realmente seria muito difícil, porém ninguém tinha pensado ainda em um adventure mais clássico baseado no tema.

Muito drama, ação e portas para serem empurradas te esperam

Quando o game saiu, no ultimo dia 24, fiquei maluco: vários amigos comprando e terminando "numa sentada" e a critica ovacionando o game. Eu tinha que jogar! Foi então que mamãe salvou o dia e me "presenteou" com o game no Steam e cara...que jogo SENSACIONAL! A duração como todo game episódico é bastante curta (cerca de 2h se você for fera), mas são 2 horas em que você não consegue para de jogar! Veterano de RE e Silente Hill que sou, raramente me assusto com jogos de terror, mas devo confessar que pulei da cadeira em pelo menos 2 momentos do game. A Telltale soube conduzir o enredo tão bem que você fica com toda atenção voltada para o jogo durante as várias conversas que tem que ter com seus aliados no jogo, isso por que além de serem importantes, os dialogo apresentam um inédito sistema de escolhas que afetam toda a história do jogo. 
A todo momento, Lee é confrontado por questões morais ou escolhas do tipo "Dois estão em perigo, mas só posso alvar um.quem vai morrer?" sempre com pouquíssimo tempo para pensar. Esse sistema dá uma possibilidade de replay muito maior a cada episódio já que sempre vai  ficar aquela dúvida do tipo "o que aconteceria se tivesse agido de outra maneira". Essas decisões afetam o episódio em questão e os posteriores já que através deles personagens viverão ou morrerão mudando as interações que ocorrerão no futuro. O jogo ainda mostra ao final do episódio, todas as escolhas que você fez e compara com a média dos outros jogadores. Muito interessante.
Tá, mas e os sustos? Bem, logo no começo do jogo ele usa essa necessidade de prestar atenção nos diálogos para lhe pregar uma peça e mostrar que mesmo sendo um Point & click ainda é The Walking Dead! Em vários momentos Lee, Clementine e os aliados estarão cercados por zumbis ou sendo atacados, nestes momentos, o jogo utiliza quick time events que exigem rapidez do jogador para sobreviver. Cara, nunca pensei que pudesse ficar tenso num adventure desse estilo. Muito bom! 

Pensa rápido, pensa rápidooo!!

A imersão é espetacular. Para quem é fã da HQ, essa imersão é ainda maior já que o jogo segue um estiilo gráfico que lembra muito os traços da Graphic Novel original, o que acaba matando dois zumbis com uma tacada só já que os efeitos disfarçam as limitações da engine da Telltale e ainda presenta um belo visual.
O primeiro capitulo tem no máximo 3 horas de duração sendo bastante focado na narrativa. Os puzzles são bem simples e lógicos e o sistema do jogo tenta orientar ao máximo o jogador (mas pode ser desabilitado para quem curte um desafio mais "root"). Por mais inexperiente ou desatento que seja o jogador dificilmente "empacará" em algum ponto do game, o que achei ótimo, já que o enredo te deixa louco pra ver o que acontece a seguir. Com o sitema de escolhas existe a possibilidade de se rejogar para ver situações diferentes da primeira jogada inclusive salvando outros personagens. Lembra um pouco Mass Effect neste aspecto. Ah sim, os personagens são muito carismáticos, dá dó quando você vê um deles morrendo (coisa constante), e como a história se passa em paralelo com a a saga de Rick Rgrimes na HQ, alguns personagens do original cruzam o caminho de Lee, como o velho Hershell e o simpático Glenn logo no primeiro episódio.
Bem, sou meio suspeito, já que adoro tanto a série TWD quanto os maravilhosos adventures da Telltale, mas esse jogo é MUITO bom!Recomendo fortemente se você curte também. Agora se seu lance for tiroteios e ação constante não é muito recomendado não. Pra mim, foi tão legal que até ressuscitou o blog!^^

O jogo está disponível para PC, Xbox Live, E PS3 (possivelmente em breve para IOS também), sendo que no PC através do Steam, está custando $ 24,99 (cerca de 45 reais) o "season pass" que dá direito ao primeiro episódio já lançado e aos 4 posteriores, nos próximos meses. Jogue!Pena não ter demo para PC.

4 comentários:

  1. Vou começar dizendo de cara que infelizmente não li a HQ, e estou muito decepçionado com a serie de TV, e isso que estou tentando revelar ao máximo tudo que me irrita nela por ser um fanático por zumbis e mortos-vivos desde assistir Night of the Living dead, então não fui com muita sede ao pote ao jogar o jogo, e mesmo não sendo muito fan do genero point n' click hoje em dia, curti o jogo mesmo achando que poderia ter um pouco mais de ação e menos conversas desnecessarias, claro é um Adventure e ação não é o ponto forte do estilo, mas o foco deveria estar mais na sobrevivência dos personagens do que no drama pessoal, espero que não se perca de mais nos próximos episódios que nem a série fez.

    ResponderExcluir
  2. Chapa Cimério, eu sou meio suspeito pra falar, já que curto muito a séria de TV mesmo sendo COMPLETAMENTE diferente (e realmente inferior) a HQ, até pq foi meu primeiro contato com a série. Tbm sou fanzaço de adventures e adoro o trabalho da Telltale. Fico feliz que tenha gostado mais do jogo, mas muito provavelmente os próximos episódios não traão muito mais ação do que ja foi visto nesse. O foco do jogo é na narrativa mesmo, ai as conversas serão constantes...mas vc tem que convir que elas são bem interessantes. ^^
    Olha, não sei se as HQ foram publicadas oficialmente no Brasil, mas podem ser encontradas para visualização online facilmente na net em endereços como esse: http://walkingdeadbr.com/hqonline/index.php?cat=3 Vale a pena conferir, garanto que é MUITO melhor que série de TV. Não sei o que deu nos produtores da série, bastava transpor os personagens da HQ que ficavva o bicho, mas danaram a criar personagens e conflitos que não existiam e mudaram completamente outros importantes no original. Vai entender.Fica o aviso que é bem mais psado que a série o o jogo. Mas acho q vc não se importara muito com isso.hehe

    ResponderExcluir
  3. Valeu JC, vou dar uma lida nas revistas mesmo!

    Sim os diálogos do jogo são muito bons, e acho que foi isso que me cativou um pouco, vamos esperar pra ver os próximos XD

    ResponderExcluir
  4. Fiquei doidão pra jogar, mas ainda não embarquei hehe

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...