Social Icons

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Larga esse videogame e...assista o filme! (Sweet Home)

Todo fan curioso da franquia Resident Evil sabe que a série de survival horror da Capcom teve forte influência do game Alone in the dark Sweet  Home, um obscuro RPG de terror lançado para NES apenas no Japão em 1989. Não e preciso jogar muito pra perceber várias características que voltaram em Resident Evil, como a clássica animação das portas se abrindo, puzzes, detalhes da história contados através de "files" e até o spray de cura.
O jogo era um dos poucos games do gênero que se levavam a sério na época e realmente tinha um enredo assustador: Você controla um grupo que adentra na mansão do falecido pintor Mamiya Ichirou a procura de uma de suas ultimas obras, porém assim que passam pela porta são trancados e uma enigmática figura fantasmagórica anuncia que eles sentiriam a "sua ira". Sem alternativas, são obrigados a trabalhar juntos explorando a mansão em busca de uma saída. O jogo seguia os moldes dos RPG's da época como Dragon Quest, com batalhas aleatórias em primeira pessoa e conversas através de menus, só que com um clima muito mais sombrio e vários puzzles envolvendo o uso das habilidades dos personagens (cada um tinha uma "skill" específica como curar, tirar fotos, acender fogo etc).

A sua "party" em Sweet Home.Inspiram ainda menos confiança que os atores live da intro live action de RE1, mas dão conta do recado se você souber utilizar cada um no momento certo.

Uma curiosidade interessante: Resident Evil 1 seria a princípio, um remake de Sweet home, mas a Capcom mudou de idéia no meio do projeto, já que a turma de Shinji Mikami achou mais interessante ao contexto da época trabalhar com zumbis ao invés dos fantasmas do game de NES, mas muitas influências permaneceram. O próprio nome da versão americana veio de Sweet Home, já que o nome Resident Evil veio de uma das frases memoráveis do game: ”You must escape this house of “residing evil”!
Infelizmente o jogo nunca foi lançado nos EUA, o que faz até sentido devido a temática adulta e assustadora totalmente incomum numa época em que videogame era realmente coisa de criança...
Hoje os gráficos pixelados parecem bem engraçados mas na época pode crer que a coisa era apavorante.

Não deixe os gráficos 8Bit de enganar. O negócio é mais assutador que muito jogo novo por ai.

Outra característica que  Resident Evil "copiaria" anos depois era a questão dos finais: Sweet Home tem pelo menos 5 dependendo de quantos personagens conseguem sobreviver, ou seja o replay é bem alto e bastante desafiador.(principalmente para o melhor final).

Assim como em Dragon Quest, as batalhas eram aleatórias e em primeira pessoa, só que com inimigos muito mais bizarros e difíceis que o jogo da Enix...

O enredo que mistura sacrifícios humanos, mortes de crianças, gente louca e seres sobrenaturais casaria perfeitamente com um filme de terror japonês...e era exatamente ai que eu queria chegar: Muita gente não sabe que o jogo era baseado em um filme de mesmo nome que foi lançado apenas no Japão em 1989. O interessante é que o jogo foi  produzido simultaneamente ao filme, tanto que havia até comercial duplo como este:

Depois de chorar com a dificuldade extrema do jogo, que por sinal nunca consegui terminar, sempre tive a curiosidade de conhecer como seria tal pérola do terror trash japonês, mas nunca tive esta oportunidade, até conhecer o sr. Youtube. Uma alma caridosa postou o filme inteiro por lá. Apesar das obvias diferenças tem muita coisa semelhante no longa e pode ser um bom passatempo tosco pra quem jogou o game ou quer conhecer mais das "raizes" do Survival Horror. Depois de comparar os dois, ainda acho o game bem mais assustador e coerente (o filme é bem fraquinho mesmo) mas vale pela curiosidade. 
Está legendado em ingês, mas dá pra entender se você tiver uma noção básica do idioma. Enjoy!(se é que pode-se dizer assim^^).

Sweet Home Movie Parte 1:
Parte 2:
Parte 3:
Parte 4:
Parte 5 (final):

Se quiser experimentar o game, existem roms traduzidas para inglês por fans que rodam em qualquer emulador de NES e pode ser baixada em sites como o Rom World Na minha opinião o jogo ainda vale muito a pena e merece ser jogado.

3 comentários:

  1. Bah vou ver esse filme e colocar esse jogo no psp, tinha curiosidade sobre eles, mandou bem JC.

    ResponderExcluir
  2. Ae Rodrigo^^.

    Chapa, sempre tive a curiosidade de conhecer o filme que originou Sweet home, apesar de não esperar lá muita coisaXD. Encontrei por acaso no youtube e não resisti a colocar aqui. Nem sabia que os 2 tinham sido lançados simultâneamente. Prova que o know-how em mercenarismo mercadológico da amada chapa Capcom não é coisa de agora^^.
    Apesade de fraco o filme até que é engraçadinho, mas o jogo cra, é MUITO bo! perfeito pra se jogar em um portátil. Mas se prepare que chegar ao final com toda a equipe não é moleza não...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. O Filme é bom sim. Como você disse não é um filme digno de oscar mas é melhor que muito filme de americano, só não dá tanto susto quanto o jogo, mas isso não quer dizer que não seja bom. A Trilha sonora é foda e os personagens são carismáticos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...