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sábado, 4 de setembro de 2010

Amnésia - The dark descent - Impressões

Amnésia: The dark descent é um "survivor horror" em primeira pessoa produzido pela Frictional games, estúdio independente responsável pela série Penumbra que apesar de pouco conhecida criou ares de "cult" entre aqueles que tiveram o prazer de joga-la. Misturando suspense, puzzles inteligentes, ótimos gráficos e física, a série composta de 3 jogos não foi nenhum estouro de vendas, mas  agradou  os fãs de  jogos de aventura e deu ao pessoal da Frictional recursos suficiente para investirem em  um
 projeto totalmente novo que eleva todas as qualidade de Penumbra ao máximo e ainda traz um felling próprio.
Amnesia the dark descent tem lançamento previsto para PC e Mac via Steam no dia 8 de setembro mas uma demo já foi disponibilizada para quem quiser conferir se o jogo dá "medinho" mesmo. Como já estava "de olho" a algum tempo, não resisti a baixa-lo assim que ví e fiquei com MUITO medinho!!! gostei bastante do que vi.
Amnesia: The dark descent coloca o jogador no papel de Daniel, um homem aparentemente comum que acorda sem memória alguma em um sinistro castelo. Para piorar, o rapaz sente como se "alguma coisa" estive a procura dele. O clima do game  é extremamente tenso e lembra uma mistura do clássico Clock Tower e Elernal Darkness porque o personagem não carrega armas em momento nenhum do jogo e ao ver um inimigo, a única alternativa é correr e procurar algum lugar para se esconder. Se o jogador permanece muito tempo exposto a escuridão ou próximo a inimigos a sanidade de Daniel começa a enfraquecer, por isso é necessário procurar formas de manter os ambientes iluminados acendendo velas ou usando um candeeiro, no entanto ambos os recursos são limitados o que aumenta ainda mais a sensação de estar exposto ao perigo constantemente. As vezes o personagem começa a cambalear e ficar com a visão turva repentinamente. Para manter-se sãoé preciso encontrar a saída do local em que se está ou páginas do diário do personagem que dá pistas sobre o que aconteceu com ele. Logo no início da demo (que começa com o personagem sendo arrastado para algum lugar)  você encontra a primeira página escrita pelo próprio Daniel e endereçada a ele como se soubesse que perderia a memória. A carta manda matar um velhonas profundezas do castelo que seria a forma de redimir o personagem pelo o que fez e avisa que a "escuridão" o está perseguindo e nada pode ser feito a não ser fugir.Logo você acha um candelabro que alivia um pouco opânico de se andar por corredores escuros ouvindo tenerosos sons ambiente. O problema é que o óleo dela acaba logo...
O pouco que joguei da demo (que ainda não tive coragem tempo de terminar) já deu pra sentir que o pessoal da Frictional conseguiu criar um clima de tensão e terror psicológico semelhante ao dos jogos que citei anteriormente e um pouco de Silent Hill. O clima de perda de sanidade é tanto que as vezes você não consegue distinguir se aquela silueta monstruosoa na sua frente é um monstro ou apenas uma peça que a mente de Daniel está pregando nele. Assim como em penumbra a ineração com os objetos do cenário é muito grnade e bem feita, praticamente todos os objetos que possam ser carregados por uma pessoa real podem ser carregados/movidos no game. Armários e portas servem não apenas para esconder itens possivelmente utéis mas também como abrigo em momentos do desespero em que se está sendo perseguido. Os gráficos são muito bonitos e flexíveis sendo possível jogar o game mesmo em computadores menos potentes e o som é show. Resumindo, se você curte jogos com clima de terror e suspense e sente saudades dos tempos em que Silent Hill e Resident Evil davam medo, esse é seu jogo. Se você curte FPS nem chege perto porque o negócio é exploração em um verdadeiro jogo de gato-e-rato.Cofira o trailer abaixo:
Mais informações no site oficial: http://www.amnesiagame.com/

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